
A reestruturação do parque tecnológico do Acre, bem como a implantação de câmeras de videomonitoramento, capazes de rastrear veículos com restrição de roubo ou furto, tem proporcionado na prática, a melhoria dos índices de crimes contra o patrimônio e alavancado ações de recuperação de veículos subtraídos em ações criminosas, em todo o território acreano.
Um levantamento feito pelo Departamento de Gestão Integrada de Segurança Eletrônica e Contramedidas, mostra que em média 83% dos veículos envolvidos em ocorrências de roubo ou furto, são recuperados pelas forças de segurança do Acre. O levantamento foi feito do período de 1 de janeiro à 31 maio deste ano. No total, foram registrados 503 ocorrências de roubo ou furto, sendo 472 destes veículos recuperados.
Segundo o chefe do departamento, Alexandre Nascimento, os números são reflexo dos investimentos feitos em tecnologia, com a reativação das câmeras de videomonitoramento e o uso da ferramenta cerco eletrônico que permite de forma estratégica, o combate à mobilidade do crime em três etapas: 1. Alerta sonoro que indica a passagem de veículos com restrição de roubo ou furto em algum dos pontos de monitoramento; 2. O uso de imagens das câmeras para o acompanhamento do veículo em tempo real; e 3. O acionamento do policiamento de área, que recebe as instruções necessárias e realiza o processo de abordagem.
“Desde o início da reestruturação do parque tecnológico do Acre, em 2019, nós temos tido os melhores índices de recuperação de veículos, comparados aos anos anteriores. A ferramenta permite que tenhamos uma resposta mais ágil no combate à criminalidade e tem sido um braço forte para a segurança pública. A reestruturação não tem se limitado só a capital, estamos expandido a tecnologia para municípios do interior e a meta é sempre melhorar os índices “, destacou Alexandre.
Lília Camargo, Da Agencia de Notícias do Acre