
O vulcão localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção há poucas horas, mais precisamente às 11h12 no horário de Brasília.
Segundo o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC, Carlos Teixeira, a erupção até o então momento é de baixo porte e ainda não há qualquer alerta de tsunami.
O Vulcões de Cumbre Vieja não entram em erupção desde o ano de 1971 e voltou a ser notícia nesta semana, ao entrar em alerta amarelo de erupção. O complexo de vulcões ganhou grande destaque no Brasil, uma vez que seria o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica —, poderia ser capaz de gerar grandes deslizamentos e provocar um tsunami, com força suficiente para chegar à costa brasileira. Ao que parece, o risco desse cenário acontecer, ainda é remoto.
Além disso, o mesmo vulcão já entrou em erupção outras vezes e nunca provocou nenhum tsunami, reforçam cientistas.
Na manhã de hoje, a atividade sísmica foi intensa, chegando até mesmo á ter manifestações superficiais como ruídos e vibrações. Por tal motivo, o governo das Ilhas Canárias intensificou as medidas para remoção da população em risco. Pessoas com mobilidade reduzida já foram evacuadas do local.
Por Luighi Feodrippe, Do site Nesse Universo