Por Gilberto Serato, Do Portal FNA
Sábado, 15 de janeiro de 2022
O morador Alexandre Pinheito, teve uma grata surpresa ao resolver construir um muro em volta de seu quintal, junto com o seu vizinho, neste sábado (15), no ramal do Sinteac, no bairro Floresta Sul, em Rio Branco.
Alexandre relatou que ao escavar a terra para fixar uma viga de ferro no solo, sentiu a terra trêmula. E, ao continuar escavando, se deparou com um ninho de abelha “Jataí”.
As abelhas Jataí, possuem extraordinária capacidade de se adaptarem para nidificar nos locais mais inimagináveis, desde que haja espaço suficiente.
O mel da abelha Jataí é fino, suave e bastante saboroso, além de suas inúmeras propriedades medicinais, como fortificante e anti-inflamatório.
É indicado no tratamento de resfriado, bronquite, glaucoma e catarata, além de ser bactericida e atuar na cicatrização de feridas. Como todos os apídeos, as jataís possuem uma sociedade organizada dividida em: operárias, zangões e rainha.
A palavra “jataí” é de origem indígena e vem da língua tupi “yata’ i”. Melipona é palavra de origem grega, méli = mel, pónos = trabalho. As jataís são abelhas pequeninas, sem ferrão e muito cobiçadas pelos apicultores.
As abelhas Jataís, também chamadas de abelhas indígenas, são nativas do Brasil. Pertencem à espécie dos meliponídeos, cientificamente conhecidas por Tetragonisca Angustula.
• Curta e Siga Portal FNA – Fatos & Notícias do Acre e fique por dentro de tudo que movimenta as redes sociais de um jeito fácil e com credibilidade.
Facebook
https://m.facebook.com/fatosenoticiasacre
Instagram
https://www.instagram.com/portalfatosenoticiasdoacre