
Gilberto Serato, Do Portal FNA
Segunda-feira, 30 de maio de 2022
Em nota, os candidatos contam detalhes sobre irregularidades ocorrida durante TAF e pedem a abertura de inquérito pelo Ministério Público do Acre e demais Orgãos competentes.
De acordo com a denúncia, candidatos que deveriam constar como inaptos pela banca, tiveram seus nomes publicados no diário oficial e site oficial da banca como aptos.
Confira a nota na íntegra:
“Prezado,
É notório a existência de um certame público em andamento para o preenchimento dos cargos de alunos soldados para a instituição do Corpo de bombeiros militares do estado do Acre, e de acordo com o cronograma do edital, no dia 08 de maio de 2022 ocorreu o Teste de aptidão física – TAFF, o qual os candidatos homens e mulheres deveriam completar um circuito de barra, flexão, abdominal, corrida e natação com tempo e quantidade adequada para cada sexo, afim de passarem como aptos para as próximas fases, todavia há diversos casos no certame em que a banca organizadora IBFC beneficiou candidatos de forma ilegal. Candidatos que deveriam constar como inaptos pela banca, tiveram seus nomes no diário oficial e no site oficial da banca como Aptos.
Esses mesmos candidatos foram claramente REPROVADOS em uma das fases do taff, porém por motivos editalício resolveram continuar a fazer as demais fases do taff, o que por si só já causa estranheza. Após a conclusão de todas as fases foram considerados como Aptos, mesmo sendo Inaptos. O que é absurdamente ilegal e imoral com os demais candidatos do certame e com a população que presta um concurso público presumindo a sua licitude, o que claramente não tem ocorrido.
Saliento ainda que durante a prova de aptidão física – Taff, foram realizados registros cinematográficos pela banca IBFC, os quais são possíveis constar a reprovação de muitos candidatos no taff.
Esses mesmos candidatos inaptos, permanecem participando de todas as outras fases do concurso como psicotécnico, investigação social e exames , de forma ilegal, pois os mesmo não tem esse direito, já que deveriam ser desclassificadas.
Portanto, os candidatos pedem que o MP instaure um processo e investiguem e que o CBMAC por ser uma instituição tão seria não aceite essa ilegalidade, já que tais fatos interferem de forma direta no direito da coletividade , pois há candidatos aptos que foram desclassificados para os inaptos permanecerem.
Portanto requeremos a ampla divulgação midiática de tais fatos a fim de que sejam investigados e corrigidos pela órgãos competentes , pois acreditamos na justiça e no responsável trabalho dos meios jornalísticos.”
Deixamos o espaço aberto em nosso site e redes sociais para possíveis esclarecimentos por parte Governo do Estado e Corpo de Bombeiros.