Mulher líder, guerreira, ativista social e defensora dos direitos da mulher, das crianças e dos menos favorecidos.

Faleceu na noite desta quinta-feira, 3, a advogada e ativista dos direitos sociais Joana D’Arc Valente Santana, de 60 anos, um dia após a data de seu aniversário.
A advogada teria se submetido a um procedimento cirúrgico de angioplastia, o qual é considerado um procedimento minimamente invasivo no campo da hemodinâmica, que tem como finalidade, desobstruir por expansão, artérias ou veias obstruídas, restabelecendo assim o lúmen e o fluxo normal do vaso sanguíneo.
No pós cirúrgico, a ativista teria sofrido choque cardiogênico, o qual ocorre quando o coração perde sua capacidade para bombear sangue em quantidade adequada para os órgãos, causando diminuição acentuada da pressão arterial, falta de oxigênio nos tecidos e acúmulo de líquidos nos pulmões. Não resistindo e indo a óbito após permanecer por um período de 4 horas na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, do Hospital Santa Juliana em Rio Branco.
A advogada se destacou no Estado, pelas lutas em defesa dos direitos sociais, das mulheres crianças e dos menos favorecidos.
_• Curta e Siga *Portal FNA – Fatos & Notícias do Acre* e fique por dentro de tudo que movimenta as redes sociais de um jeito fácil e com credibilidade._
*Instagram*
https://www.instagram.com/portalfatosenoticiasdoacre
*Facebook*
https://m.facebook.com/fatosenoticiasacre